ELEIÇÕES 2020
Informações para você e a comunidade LGBT votarem de forma consciente

Duda Salabert anuncia que não disputará a Prefeitura de BH

Professora travesti vai apoiar nome de candidata do Psol, partido que ela já acusou de transfobia

Publicado em 22/06/2020
Prefeitura de BH: Duda Salabert, professora travesti sairá candidata a vereadora
Política mira agora candidatura à Câmara de Vereadores

A professora Duda Salabert anunciou que não disputará a Prefeitura de BH e se colocou à disposição para tentar uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Filiada em setembro de 2019 ao PDT e com presença do vice-presidente do partido, Ciro Gomes, Duda era uma promessa pedetista a ser a sucessora de Alexandre Kalil (PSD) no cargo mais importante da capital mineira.

Em comunicado em suas redes sociais, a professora explicou que sua decisão visa apoio em torno da candidatura da deputada federal Áurea Carolina (Psol) para "unificar as forças e partidos".

Foi pelo mesmo Psol que Duda conquistou mais de 350 mil votos ao Senado em 2018 e se tornou a pessoa transgênero mais votada naquele ano no País. Ela deixou a legenda em abril de 2019 alegando falta de espaço e "transfobia estrutural".

Leia o comunicado na íntegra:

"O que plantarmos hoje colheremos amanhã. Nesse sentido, as eleições deste ano são sementes do que frutificará nas eleições presidenciais de 2022. Como estaremos, nós progressistas, daqui dois anos? Estaremos organizados e fortes para vencermos nas urnas Sérgio Moro, Bolsonaro, Dória, Huck? A resposta para essas perguntas estão nos passos que damos hoje.

As pesquisas eleitorais para presidente tem mostrado que se as eleições fossem hoje, a vitória seria novamente do Bolsonarismo, ficando entre Moro e Bolsonaro a disputa pelo protagonismo deste campo, que é alimentado por forças ultrarreacionárias, neoliberais e até mesmo fascistas. Por isso, no tempo do agora, é necessário lambermos nossas feridas, reconhecermos nossas falhas, nos organizarmos e nos unirmos em torno de um projeto popular de país. Ninguém solta a mão de ninguém tem que ser mais do que uma frase, tem que ser uma prática.

Nesta semana, Áurea Carolina, deputada federal, anunciou que disputará a prefeitura de BH. E mais do que isso: buscará unificar as forças e partidos para construção coletiva de uma BH democrática, popular e progressista. Essa sinergia de forças populares , de movimentos sociais, de coletivos e de partidos progressistas é, na minha leitura, o remédio para a crise política em que estamos mergulhados. Por isso, perante esse desafio posto, retiro minha pré-candidatura à prefeitura de BH. E coloco minha energia na luta por essa unidade popular.

Agradeço todas pessoas que deram apoio ao meu nome como prefeita. Fiquei imensamente feliz ao ver meu nome em terceiro lugar nas pesquisas espontâneas (mesmo com o boicote transfóbico dos institutos de pesquisa , que insistiram não colocar meu nome nas pesquisas estimuladas). Obrigada!

E como nossa luta é por democracia, coloco-me como pré-candidata à vereadora de BH, trazendo para disputa eleitoral as bandeiras que carrego: educação, meio ambiente, maternidade, diversidade, renda mínima, geração de empregos e direitos dos animais. Vamos juntas por essa BH que amamos!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O que plantarmos hoje colheremos amanhã. Nesse sentido, as eleições deste ano são sementes do que frutificará nas eleições presidenciais de 2022. Como estaremos, nós progressistas, daqui dois anos? Estaremos organizados e fortes para vencermos nas urnas Sérgio Moro, Bolsonaro, Dória, Huck? A resposta para essas perguntas estão nos passos que damos hoje. . . . As pesquisas eleitorais para presidente tem mostrado que se as eleições fossem hoje, a vitória seria novamente do Bolsonarismo, ficando entre Moro e Bolsonaro a disputa pelo protagonismo deste campo, que é alimentado por forças ultrarreacionárias, neoliberais e até mesmo fascistas. Por isso, no tempo do agora, é necessário lambermos nossas feridas, reconhecermos nossas falhas, nos organizarmos e nos unirmos em torno de um projeto popular de país. Ninguém solta a mão de ninguém tem que ser mais do que uma frase, tem que ser uma prática. . . Nesta semana, Áurea Carolina, deputada federal, anunciou que disputará a prefeitura de BH. E mais do que isso: buscará unificar as forças e partidos para construção coletiva de uma BH democrática, popular e progressista. Essa sinergia de forças populares , de movimentos sociais, de coletivos e de partidos progressistas é, na minha leitura, o remédio para a crise política em que estamos mergulhados. Por isso, perante esse desafio posto, retiro minha pré-candidatura à prefeitura de BH. E coloco minha energia na luta por essa unidade popular. . . Agradeço todas pessoas que deram apoio ao meu nome como prefeita. Fiquei imensamente feliz ao ver meu nome em terceiro lugar nas pesquisas espontâneas (mesmo com o boicote transfóbico dos institutos de pesquisa , que insistiram não colocar meu nome nas pesquisas estimuladas). Obrigada! . . E como nossa luta é por democracia, coloco-me como pré-candidata à vereadora de BH, trazendo para disputa eleitoral as bandeiras que carrego: educação, meio ambiente, maternidade, diversidade, renda mínima, geração de empregos e direitos dos animais. Vamos juntas por essa BH que amamos!

Uma publicação compartilhada por Duda Salabert (@duda_salabert) em


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.